Confira o calendário, formato, ingressos e mais informações da temporada 2024.
Chegou o dia de revelar os primeiros detalhes do Campeonato Brasileiro de League of Legends 2024 (CBLOL). A Primeira Etapa do CBLOL na próxima temporada, que será a 23ª da história, já tem data para começar: 20 de janeiro.
Regulamento do CBLOL 2024
O artigo do regulamento do CBLOL 2024 traz o calendário completo da competição, explicações das mudanças e tudo o que é preciso saber para seguir os passos do CBLOL até o dia 20 de abril - data em que será decidido o campeão da Primeira Etapa e, consequentemente, representante da nossa região no Mid-Season Invitational, o MSI 2024.
Formato do CBLOL 2024 tem novidade
A Fase de Pontos segue com o mesmo formato: as 10 organizações (FLUXO, FURIA, INTZ, KaBuM!, Liberty, Los Grandes, LOUD, paiN Gaming, RED Canids Kalunga e Vivo Keyd Stars) se enfrentam duas vezes entre si - em turno e returno, no formato Md1. As rodadas do CBLOL acontecem aos sábados e domingos, a partir das 13h.
Temos novidades na Fase Eliminatória: agora, o quinto e o sexto colocados também iniciam a disputa na Chave Superior - enfrentando, respectivamente, o quarto e o terceiro colocados da Fase Regular. O primeiro e o segundo colocados, por sua vez, começam diretamente na Semifinal da Chave Superior - e o líder tem o direito de escolher qual das duas Semifinais da Chave Superior disputará, conforme disposto na imagem abaixo. Todas as séries na Fase Eliminatória são em formato Md5 (melhor de cinco partidas).
Dessa forma, em uma Etapa do CBLOL, serão jogadas 90 partidas em formato Md1 e 10 séries em formato Md5. Com a mudança, obrigatoriamente todas as equipes envolvidas na Fase Eliminatória disputarão pelo menos duas séries - não correndo o risco de serem eliminadas dos Playoffs após apenas um confronto.
Critério de desempate
Após acompanhar as conversas da comunidade ao longo das últimas Etapas, os feedbacks foram absorvidos e há mais novidades: Ao final da Fase de Pontos, se duas ou mais equipes estiverem empatadas na tabela de classificação, o primeiro critério de desempate será o de confrontos diretos. Se não for possível desempatar as equipes em questão considerando apenas os confrontos diretos da Fase de Pontos, novas partidas de desempate deverão ser agendadas, conforme definido pelos Oficiais da Liga.
Em relação à última Etapa, a principal mudança é a de que o tempo acumulado de vitórias e a campanha no segundo turno (das rodadas 10 a 18) deixam de ser critérios eliminatórios em caso de igualdade entre as equipes. Para que um desempate seja aplicado entre três ou mais equipes, serão adotados critérios específicos, que podem ser conferidos em detalhes no regulamento - e seguem o mesmo padrão global de competições de League of Legends.
Venda de Ingressos
A cada rodada do CBLOL, que continuará acontecendo aos sábados e domingos, torcedores podem assistir direto do estúdio. A capacidade total da Arena CBLOL é de 140 torcedores. O preço do ingresso será de R$100,00 (inteira) e R$50,00 (meia-entrada), e a venda começará no dia 10 de janeiro, quarta-feira, às 13h.
Não há lugares marcados, e cada pessoa terá direito a comprar dois ingressos por CPF por dia de campeonato.
A venda de ingressos acontecerá através do site do uhuu Recomendamos que os interessados criem suas contas com antecedência, para facilitar ao máximo seu processo de compra. É possível comprar ingressos para qualquer dia da Fase e Pontos. Informações sobre datas e valores relativos aos ingressos da Fase Eliminatória e da Grande Final serão informados posteriormente.
Além de acompanhar os jogos presencialmente, o público que for à Arena CBLOL também terá acesso à Loja do CBLOL, que tem produtos oficiais da liga disponíveis para compra, como camisetas, boné, casacos e pins. Para completar a experiência, ainda há o espaço onde ficam exibidas as camisetas de todos os campeões da história da competição, bem como o mural e os espaços de photo opportunities - para deixar registrada a visita à Arena!
Confira a agenda dos jogos e detalhes da fase eliminatória no artigo sobre a Primeira Etapa do CBLOL 2024 AQUI.
Sobre o CBLOL
O Campeonato Brasileiro de League of Legends deu seus primeiros passos em 2012, pouco após a estreia do servidor brasileiro, em um torneio de três dias. O primeiro campeonato em forma de liga foi realizado em 2014, com o precedente de duas etapas anuais, ou dois splits, com playoffs e uma grande final brasileira. Hoje, o CBLOL é a liga pioneira e uma das líderes de audiência no Brasil, atingindo centenas de milhares de pessoas ao vivo em suas transmissões pela internet e TV. A partir de 2021, o campeonato passou a adotar o modelo de franquias, com a presença de 10 organizações esportivas de renome, tanto nos Esports quanto nos esportes tradicionais.
Sobre a Riot Games
A Riot Games foi fundada em 2006 com o objetivo de desenvolver, distribuir e apoiar os maiores e melhores jogos com foco nos jogadores. Em 2009, a empresa lançou League of Legends, seu título de estreia, aclamado no mundo inteiro. O LoL cresceu até se tornar o título de PC mais jogado do mundo, transformando-se em um dos pontos-chave do crescimento explosivo do cenário de Esports. À medida que o LoL entra em sua segunda década, a Riot continua aprimorando o jogo e oferecendo novas experiências aos jogadores com Teamfight Tactics, Legends of Runeterra, VALORANT, League of Legends: Wild Rift, Riot Forge e vários títulos em desenvolvimento. A Riot também está expandindo o mundo de Runeterra em projetos multimídia, incluindo música, quadrinhos, jogos de tabuleiro e Arcane, série animada vencedora do Emmy. Fundada por Brandon Beck e Marc Merrill, a Riot está sediada em Los Angeles, na Califórnia, e conta com mais de 4.500 Rioters e mais de 20 escritórios no mundo todo.
fonte: InPress Porter Novelli
Comments