top of page
Foto do escritorBeca Tonello

Filme sobre desaparecimento de um dos maiores pianistas da Bossa Nova estreia nos cinemas em outubro

Animação “Atiraram no Pianista” investiga o sumiço de Tenório Júnior, expoente da Bossa Nova, com depoimentos de artistas brasileiros.

De premiados diretores, filme sobre desaparecimento de um dos maiores pianistas da Bossa Nova estreia nos cinemas em 26 de outubro

A década de 1970 estava incendiando a América do Sul. A bossa nova fazia cada vez mais sucesso e ganhava o mundo, e a Argentina enfrentava o começo da ditadura, um dos períodos mais sombrios de sua história. Os caminhos dos brasileiros e hermanos se cruzam de maneira brutal: Tenório Júnior, pianista que tocava com Vinícius de Moraes, desaparece em Buenos Aires em pleno golpe militar e nunca mais é encontrado. Essa história é contada no filme “Atiraram no Pianista”, que estreia em 26 de outubro nos cinemas de todo o Brasil.


Dirigido pelo vencedor do Oscar® Fernando Trueba e pelo indicado Javier Mariscal, a animação acompanha Jeff Harris, um jornalista de Nova York que viaja ao Rio de Janeiro para escrever um livro sobre a Bossa Nova. Através de seu amigo João (voz de Tony Ramos), ele entra em contato com a história de Tenório Júnior, pianista que desapareceu na ditadura militar da Argentina há quase 50 anos e nunca foi encontrado. Harris mergulha em uma série de entrevistas para destrinchar o misterioso caso: Caetano Veloso, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Chico Buarque e dezenas de artistas dão seus depoimentos sobre sobre a relação com o artista e a influência dele suas músicas As viúvas de Vinícius de Moraes e Tenório também contam seus relatos, que ajudam a compreender a brutal ditadura argentina e legado interrompido de um dos maiores pianistas da bossa nova.

O filme estreou na sessão de gala do Festival do Rio de 2023 e chega aos cinemas em 26 de outubro.

Confira trailer aqui:

Sinopse:

Um jornalista musical de Nova York embarca em uma missão para desvendar a verdade por trás do desaparecimento do jovem pianista prodígio Tenório Jr. Uma história comemorativa sobre a origem do icônico movimento musical da Bossa Nova, Atiraram no Pianista captura um tempo fugaz repleto de liberdade criativa em um ponto de virada da história latino-americana nas décadas de 60 e 70, pouco antes do continente ser engolido por regimes totalitários.



fonte: Agência Ecomunica

4 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page