top of page
Foto do escritorBeca Tonello

PGB 2023 revela as 10 marcas mais populares para os gamers brasileiros

Além do ranking, a 10ª edição da Pesquisa Game Brasil (PGB 2023) traz um parâmetro inédito que mensura como os jogadores no Brasil se comportam com publicidades em lives, jogos e redes sociais.

PGB 2023 revela as 10 marcas mais populares para os gamers brasileiros

A Pesquisa Game Brasil(PGB) 2023, levantamento anual consolidado sobre o consumo de jogos eletrônicos no país, divulga hoje os principais destaques do painel “Marcas do Coração”, atualizado conforme a 10ª edição do estudo. O novo levantamento mapeou mais de 500 marcas de 21 setores, incluindo dois inéditos: produtos de cuidado e higiene; e produtos alimentícios.


Por meio de parâmetros inéditos, o painel “Marcas do Coração” da PGB 2023 traz insights sobre o comportamento dos gamers brasileiros em relação a como as marcas abordam este universo. Para 80,2% dos adeptos a jogos eletrônicos no país, por exemplo, é importante respeitar a cultura gamer, como seus gostos, formas de falar, agir, vestir e se expressar. Além disso, 68,7% da comunidade gamer brasileira acredita que as marcas precisam falar sobre games independentemente de como ou onde a publicidade aparece.


Desenvolvida pela SX Group e pela Go Gamers em parceria com Blend New Research e ESPM, a PGB 2023 mostra que 70,1% da população no Brasil afirma jogar algum tipo de jogo eletrônico. A 10ª edição da pesquisa entrevistou 14.825 pessoas no país, em 26 estados e no Distrito Federal, durante o mês de janeiro deste ano.


Nós analisamos as marcas mais conhecidas, utilizadas e qual a relação que constroem com o público de games desde 2018, expandindo os segmentos abordados a cada nova edição. Neste ano, progredimos para além do ranqueamento das marcas, visando a compreensão de como os gamers brasileiros se vinculam com elas por meio de dados sobre comportamento e impacto em seu cotidiano”, afirma Guilherme Camargo, sócio do SX Group e professor na pós-graduação da ESPM.

PGB 2023 revela as 10 marcas mais populares para os gamers brasileiros

O painel de marcas da PGB 10 anos amplia seu escopo ao incorporar dados que traduzem o comportamento dos gamers brasileiros em relação à publicidade e ações de marcas em torno deste grande ecossistema, uma vez que esse público possui hábitos que se conectam com setores de consumo como bebidas, comidas, cosméticos, financeiro e outros. Desta forma, consolidamos uma visão mais completa da experiência desses jogadores e como essas marcas estão presentes em seu estilo de vida”, acrescenta Carlos Silva, sócio da Go Gamers.


O painel mostra, a exemplo, que 69,6% do público gamer no Brasil gosta quando as marcas aparecem dentro dos jogos, como em skins de avatares, equipamentos exclusivos entre outros itens. Segundo o estudo, 60,3% dos jogadores preferem comprar produtos de marcas que realizam esse tipo de publicidade. Os dados são ligeiramente maiores quando se trata de publicidade em eventos de jogos: 73,4% gostam de marcas que patrocinam campeonatos, atletas de e-Sports, celebridades da indústria, eventos ligados a jogos e outros, e 66,5% preferem comprar destas.


Outro tipo de ativação que cai no gosto dos gamers brasileiros, com percentual positivo de aprovação, são publicidades e/ou patrocínios em redes sociais (77,2% gostam), lives (76,3%), vídeos sobre jogos (74,2%) e banners na internet (70,3%). Mais de 60% do público prefere comprar produtos e serviços de marcas que fazem propagandas nestes formatos.

PGB 2023 revela as 10 marcas mais populares para os gamers brasileiros

MARCAS MAIS POPULARES Veja abaixo quais são as marcas mais conhecidas e utilizadas/consumidas, de 10 setores diferentes, pelo público de jogos eletrônicos no Brasil, segundo a PGB 2023:

  1. BANCOS Mais conhecida: Nubank (82%) Mais utilizada: Nubank (55,6%)

  2. CARTÕES DE CRÉDITO Mais conhecida: Mastercard (86,5%) Mais utilizada: Mastercard (71,2%)

  3. CERVEJA Mais conhecida: Brahma (85,3%) Mais consumida: Heineken (51,6%)

  4. COSMÉTICOS Mais conhecida: O Boticário (85,5%) Mais consumida: O Boticário (66,7%)

  5. ENERGÉTICOS Mais conhecida: Red Bull (82,8%) Mais consumida: Red Bull (61,5%)

  6. FOOD SERVICES Mais conhecida: McDonalds (78,2%) Mais utilizada: McDonalds (66,1%)

  7. REFRIGERANTES Mais conhecida: Coca-Cola (93,6%) Mais consumida: Coca-Cola (81,8%)

  8. SNACKS SALGADOS Mais conhecida: Doritos (74,3%) Mais consumida: Doritos (54,6%)

  9. SNACKS DOCES Mais conhecida: Kit Kat (71,1%) Mais consumida: Nestlé (56,3%)

  10. VESTUÁRIO E ROUPAS Mais conhecida: Nike (75,4%) Mais utilizada: Nike (57,7%)



Sobre a Pesquisa Game Brasil

Referência no estudo de hábitos de consumo do gamer brasileiro, a Pesquisa Game Brasil (PGB) existe desde 2013, e é desenvolvida e produzida pelo SX Group e Go Gamers em parceria com a Blend New Research e ESPM. Toda a pesquisa é desenvolvida com questionários proprietários com uma ampla cobertura e tópicos que envolvem o público gamer e todo o seu ecossistema, no Brasil e na América Latina — em países chaves como Argentina, Chile, Colômbia e México. A Go Gamers é a unidade de negócios responsável pelo desenvolvimento, produção e publicação da pesquisa anualmente dentro dos canais oficiais www.pesquisagamebrasil.com.br e www.GoGamers.gg.


fonte: Theogames

8 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page