Além do ranking, a 10ª edição da Pesquisa Game Brasil (PGB 2023) traz um parâmetro inédito que mensura como os jogadores no Brasil se comportam com publicidades em lives, jogos e redes sociais.
A Pesquisa Game Brasil(PGB) 2023, levantamento anual consolidado sobre o consumo de jogos eletrônicos no país, divulga hoje os principais destaques do painel “Marcas do Coração”, atualizado conforme a 10ª edição do estudo. O novo levantamento mapeou mais de 500 marcas de 21 setores, incluindo dois inéditos: produtos de cuidado e higiene; e produtos alimentícios.
Por meio de parâmetros inéditos, o painel “Marcas do Coração” da PGB 2023 traz insights sobre o comportamento dos gamers brasileiros em relação a como as marcas abordam este universo. Para 80,2% dos adeptos a jogos eletrônicos no país, por exemplo, é importante respeitar a cultura gamer, como seus gostos, formas de falar, agir, vestir e se expressar. Além disso, 68,7% da comunidade gamer brasileira acredita que as marcas precisam falar sobre games independentemente de como ou onde a publicidade aparece.
Desenvolvida pela SX Group e pela Go Gamers em parceria com Blend New Research e ESPM, a PGB 2023 mostra que 70,1% da população no Brasil afirma jogar algum tipo de jogo eletrônico. A 10ª edição da pesquisa entrevistou 14.825 pessoas no país, em 26 estados e no Distrito Federal, durante o mês de janeiro deste ano.
“Nós analisamos as marcas mais conhecidas, utilizadas e qual a relação que constroem com o público de games desde 2018, expandindo os segmentos abordados a cada nova edição. Neste ano, progredimos para além do ranqueamento das marcas, visando a compreensão de como os gamers brasileiros se vinculam com elas por meio de dados sobre comportamento e impacto em seu cotidiano”, afirma Guilherme Camargo, sócio do SX Group e professor na pós-graduação da ESPM.
“O painel de marcas da PGB 10 anos amplia seu escopo ao incorporar dados que traduzem o comportamento dos gamers brasileiros em relação à publicidade e ações de marcas em torno deste grande ecossistema, uma vez que esse público possui hábitos que se conectam com setores de consumo como bebidas, comidas, cosméticos, financeiro e outros. Desta forma, consolidamos uma visão mais completa da experiência desses jogadores e como essas marcas estão presentes em seu estilo de vida”, acrescenta Carlos Silva, sócio da Go Gamers.
O painel mostra, a exemplo, que 69,6% do público gamer no Brasil gosta quando as marcas aparecem dentro dos jogos, como em skins de avatares, equipamentos exclusivos entre outros itens. Segundo o estudo, 60,3% dos jogadores preferem comprar produtos de marcas que realizam esse tipo de publicidade. Os dados são ligeiramente maiores quando se trata de publicidade em eventos de jogos: 73,4% gostam de marcas que patrocinam campeonatos, atletas de e-Sports, celebridades da indústria, eventos ligados a jogos e outros, e 66,5% preferem comprar destas.
Outro tipo de ativação que cai no gosto dos gamers brasileiros, com percentual positivo de aprovação, são publicidades e/ou patrocínios em redes sociais (77,2% gostam), lives (76,3%), vídeos sobre jogos (74,2%) e banners na internet (70,3%). Mais de 60% do público prefere comprar produtos e serviços de marcas que fazem propagandas nestes formatos.
MARCAS MAIS POPULARES Veja abaixo quais são as marcas mais conhecidas e utilizadas/consumidas, de 10 setores diferentes, pelo público de jogos eletrônicos no Brasil, segundo a PGB 2023:
BANCOS Mais conhecida: Nubank (82%) Mais utilizada: Nubank (55,6%)
CARTÕES DE CRÉDITO Mais conhecida: Mastercard (86,5%) Mais utilizada: Mastercard (71,2%)
CERVEJA Mais conhecida: Brahma (85,3%) Mais consumida: Heineken (51,6%)
COSMÉTICOS Mais conhecida: O Boticário (85,5%) Mais consumida: O Boticário (66,7%)
ENERGÉTICOS Mais conhecida: Red Bull (82,8%) Mais consumida: Red Bull (61,5%)
FOOD SERVICES Mais conhecida: McDonalds (78,2%) Mais utilizada: McDonalds (66,1%)
REFRIGERANTES Mais conhecida: Coca-Cola (93,6%) Mais consumida: Coca-Cola (81,8%)
SNACKS SALGADOS Mais conhecida: Doritos (74,3%) Mais consumida: Doritos (54,6%)
SNACKS DOCES Mais conhecida: Kit Kat (71,1%) Mais consumida: Nestlé (56,3%)
VESTUÁRIO E ROUPAS Mais conhecida: Nike (75,4%) Mais utilizada: Nike (57,7%)
Sobre a Pesquisa Game Brasil
Referência no estudo de hábitos de consumo do gamer brasileiro, a Pesquisa Game Brasil (PGB) existe desde 2013, e é desenvolvida e produzida pelo SX Group e Go Gamers em parceria com a Blend New Research e ESPM. Toda a pesquisa é desenvolvida com questionários proprietários com uma ampla cobertura e tópicos que envolvem o público gamer e todo o seu ecossistema, no Brasil e na América Latina — em países chaves como Argentina, Chile, Colômbia e México. A Go Gamers é a unidade de negócios responsável pelo desenvolvimento, produção e publicação da pesquisa anualmente dentro dos canais oficiais www.pesquisagamebrasil.com.br e www.GoGamers.gg.
fonte: Theogames
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