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Foto do escritorBeca Tonello

PSL completa 20 anos: conheça a história do Starbucks® Pumpkin Spice Latte

Nessa temporada de Starbucks Pumpkin Spice Latte, saiba mais sobre como essa bebida se tornou um fenômeno.

PSL completa 20 anos: conheça a história do Starbucks® Pumpkin Spice Latte

É difícil imaginar a chegada do outono americano sem o conforto aconchegante de um Starbucks® Pumpkin Spice Latte. Mas há 20 anos, a abóbora com especiarias e o outono ainda não tinham se encontrado. O Peppermint Mocha foi a primeira bebida sazonal de grande sucesso da Starbucks no inverno anterior (no hemisfério norte) e a empresa queria criar outro sucesso para o outono. Peter Dukes, que comandava a equipe de bebidas com café espresso da Starbucks na época, lembra-se de ter trabalhado com a equipe para criar a primeira bebida de outono da empresa.

“Começamos com uma enorme lista de brainstorming e enchemos a parede de ideias”, disse Dukes. “Provavelmente tínhamos pelo menos uma centena de ideias. E assim que pensamos nessas possibilidades, começamos a analisá-las e chegamos a uma lista de cerca de 20 sabores diferentes, incluindo chocolate e caramelo – os sabores mais populares para combinar com café – além de laranja e canela... e abóbora também.”, conta.

Quando perguntaram aos clientes em potencial quais sabores eles provavelmente comprariam em uma pesquisa por escrito, foram as bebidas de chocolate e caramelo que receberam mais votos. Mas havia algo especial na abóbora. Ela obteve uma pontuação alta em “singularidade”. Dukes e a equipe decidiram explorá-la um pouco mais e mantê-la em sua lista.

No início da primavera americana de 2003, a equipe se reuniu no “Liquid Lab”, um espaço seguro de pesquisa e desenvolvimento no 7º andar da sede da Starbucks em Seattle (EUA). Os membros da equipe trouxeram decorações kitsch de outono e tortas de abóbora – um prato super tradicional nos Estados Unidos para essa época do ano – e começaram a explorar ideias. Eles provavam uma garfada de torta de abóbora seguida de um gole de café espresso quente – descobrindo quais sabores da torta complementavam melhor o café. Nos três meses seguintes, a equipe aperfeiçoou a receita, elaborada artesanalmente com café espresso, creme de abóbora com especiarias e leite vaporizado – finalizado com chantilly e uma pitada de cobertura de torta de abóbora. Em um teste de sabor junto com as bebidas de chocolate e caramelo, a abóbora foi a vencedora. Em seguida, eles só precisavam escolher um nome.

A intenção era escolher um nome realmente singular, como fall harvest latte (em tradução livre, latte da colheita de outono)”, disse Dukes. “Acabamos optando pelo Pumpkin Spice Latte porque as especiarias desempenham um papel muito importante em realçar os sabores da abóbora, ao mesmo tempo que ressaltam o espresso na xícara.”

No outono de 2003, a Starbucks apresentou a bebida pela primeira vez como teste em cerca de 100 lojas em Washington, D.C. e Vancouver, no Canadá.

Na primeira semana do teste de mercado, sabíamos que tínhamos um sucesso”, disse Dukes. “Lembro de ligar para os gerentes das lojas para saber como a nova bebida estava se saindo e escutar o entusiasmo em suas vozes”.

No outono seguinte, o Pumpkin Spice Latte (apelidado de PSL) foi lançado nos Estados Unidos e no Canadá, embora a empresa ainda considerasse trocá-lo nos próximos anos por algo novo. Isto é, até o Facebook e o Twitter chegarem em 2006, e os clientes começarem a compartilhar seu amor pelo PSL nas redes sociais com seus familiares e amigos.

Lançamos muito bem o PSL, mas depois discutimos sobre descontinuá-lo”, disse Dukes. “Naquela época havia essa ideia de: ‘queremos sempre ter coisas novas, sempre ter novidades’. Mas, felizmente, continuamos a trazê-lo de volta. Com a chegada das mídias sociais, ele atingiu novos patamares.”

Milhões de PSLs e milhares de “P-S-Lfies” (selfies com o PSL) depois, a bebida entrou oficialmente no zeitgeist cultural. Na década de 2010, tudo, desde velas aromatizadas a presuntos, foram lançados em versões pumpkin spice. A mídia percebeu o crescente fenômeno da “abóbora com especiarias”, de apresentadores de talk shows matinais até os comediantes de programas noturnos. Uma escassez temporária de ingredientes em 2012 fez com que os meios de comunicação declarassem de forma apreensiva uma “Emergência da Abóbora”. Enquanto isso, a bebida desenvolveu sua própria personalidade, com seu próprio Twitter/X e perfil no Instagram a partir de 2014, e um número de seguidores nas redes que atingiria a casa dos milhares.

Hoje em dia, na era do TikTok e do Reels no Instagram, os clientes compartilham sua empolgação com o outono e seus primeiros goles de PSL da temporada com resenhas e homenagens em vídeo. A bebida chegou em países de todo o mundo – até mesmo no hemisfério sul, onde é primavera, como no Brasil.

Agora, 20 anos depois, Dukes ainda trabalha para a Starbucks, embora agora esteja na equipe de estratégia de mercado na área de desenvolvimento de lojas. Mas seu rosto ainda sorri em um mural pintado para o 10º aniversário do PSL em Burlington, Washington, EUA. E quando as pessoas souberem que ele é o criador do PSL, poderão pedir uma selfie.

No início, ninguém sabia qual seria o resultado”, disse Dukes. “20 anos depois, a bebida ganhou vida própria”. América Latina e Caribe O Pumpkin Spice Latte chegou pela primeira vez à região da América Latina e do Caribe em 2011. E embora o PSL seja considerado um sabor tradicional do outono, tornou-se um favorito da primavera no Hemisfério Sul em mercados como o Brasil, que oferece bebidas Starbucks® Pumpkin Spice desde 2019. No México, onde está sendo comemorado o 10º aniversário do PSL, eles gostam de combinar qualquer PSL quente, gelado ou misturado com bolo de abóbora. Curiosidades

  • O Pumpkin Spice Latte foi introduzido pela primeira vez como teste em apenas 100 lojas em Washington, D.C., nos Estados Unidos e em Vancouver, no Canadá.

  • O apelido PSL surgiu do código de bebidas com três letras originalmente escrito nos copos pelos baristas.

  • Desde 2015, o creme de abóbora do PSL inclui purê de abóbora de verdade, feito com pequenas abóboras do tipo kabocha (abóbora japonesa).

  • Em 20 anos, centenas de milhões de Pumpkin Spice Lattes foram servidos.

  • Este ano, pela primeira vez, as lojas Starbucks Reserve nos EUA incluirão bebidas de Pumpkin Spice ao seu menu sazonal, incluindo o Starbucks Reserve® Pumpkin Spice Latte, o Pumpkin Spice Whiskey Barrel-Aged Iced Latte e o Pumpkin Spice Espresso Martini. Os novos itens da padaria artesanal Princi que se juntam ao menu incluem Pumpkin Maritozzo e Pumpkin Spice Cake.

Para saber mais sobre os produtos e campanhas da Starbucks Brasil, acompanhe as páginas oficiais da marca no LinkedIn, Instagram, Facebook, Twitter, TikTok e YouTube. Sobre a SouthRock Operadora licenciada das marcas Starbucks, TGI Fridays™, B.A.R. (Brazil Airport Restaurants), Subway e Eataly no Brasil, a SouthRock foi fundada em 2015 com o objetivo de criar uma abordagem de proprietário/operador para seu portfólio multimarcas (nacional e internacional) de Alimentos e Bebidas no mercado brasileiro. A SouthRock está comprometida em desenvolver uma forte cultura corporativa de empreendedorismo inclusivo com seus partners (como os colaboradores são chamados) – enquanto expande marcas globais e locais que se conectam com sua missão e valores - por meio de uma abordagem que prioriza o cliente e o colaborador, para impactar positivamente mais pessoas e comunidades por meio de suas marcas, oferecendo serviços de qualidade e compartilhando seus valores e crenças. Em 2018, a SouthRock assinou um contrato de licenciamento exclusivo com a Starbucks (modelo 'Master Licensee' praticado globalmente pela marca). A Starbucks chegou ao Brasil em 2006 e o processo de expansão das lojas começou em 2019. Hoje, a marca está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás e Bahia.



fonte: Edelman

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