top of page
  • Foto do escritorBeca Tonello

Resenha de livro: O Livro Mágico para Jovens Bruxas, de Ariel Kusby e Olga Baumert

Atualizado: 20 de mar. de 2023




Este é um dos livros mais fofos da DarkSide.

Não apenas porque o livro é lindo, com também por ter um trabalho gráfico impecável e belas ilustrações, e ele também dá dicas bacanas para o público entre 8 e 12 anos interessada na magia da natureza e que se interessem em ser aprendizes de feiticeiras através de feitiços simples, atividades e poções mágicas.





SOBRE O LIVRO:

Livro da coleção Magicae, que abrange vários selos da editora, O Livro Mágico para Jovens Bruxas faz parte do selo Caveirinha, especializado em livros para o público infantil. Aquelas jovens bruxas, como Hermione, precisam de um livro que as guie pelo mundo natural e pela magia. Não existem regras muito complexas, pois a magia tem muito mais a ver com o que a bruxa leva em seu coração do que com a magia em si. É isso o que Ariel Kusby reforça no começo do livro.

Bruxas são pessoas que fogem às regras, que amam a natureza, que amam gatos, que adoram um chá no final da tarde, que observam as nuvens em um amanhecer ou no pôr do sol. Mas acima de tudo, a bruxa é uma pessoa que acredita no poder transformador da bondade, da inteligência, no poder de acreditar que algo bom pode acontecer.

A ideia do livro é de ajudar as pessoas a reconhecerem essas qualidades dentro de si e de melhor trabalhá-las. Às vezes, crianças podem ser bem cruéis e um livro desse reforça qualidades que acompanharão essa crianças até à idade adulta. Acreditando ou não na magia dos elementos e nas poções ensinadas aqui, o que importa é que elas fazem bem à bruxinha em questão, além de ajudar a desmistificar a bruxa como figura malígna que ainda existe por aí.

A autora explica que os feitiços do livro não são regras, apenas diretrizes para ajudar em seu percurso mágico. Eles são de simples realização e com ingredientes que qualquer cozinha têm como mel, chá, água e palitos de dente. Também serão necessários jarros, sacolinhas, potinhos, ervas secas e temperos para vários feitiços e rituais, então seria interessante a jovem bruxa começar a guardar alguns deles, sempre lembrando de pedir a ajuda de um adulto na hora de entrar na cozinha.


A arte de Olga Baumert é lindíssima e complementa com delicadeza e sensibilidade as receitas e rituais do livro. Dividido em cinco grandes temas - Amor e Amizade, Sucesso, Proteção & e Cura, Felicidade e Adivinhação - os feitiços e rituais podem ser feitos em grupo ou de maneira solo. Tem tutoriais do tipo como montar seu altar mágico, como fazer seu próprio grimório e até como fazer um jardim mágico de fadas. Até para fazer sua própria varinha e uma estrela mágica!


O livro vem em capa dura, com papel encorpado no miolo e fita de cetim para marcar seus feitiços. O papel é branco e creme, alternando-se nos capítulos. Além de rituais e encantamentos, no final existe um dicionário de símbolos, um índice boticáro, um glossário mágico e livros recomendados para jovens bruxas.

A tradução foi de Aline Zouvi e está ótima.


AS CRIADORAS:

- Ariel Kusby é escritora, bruxa de lareira e vendedora de livros infantis. Suas inspirações são o folclore, a magia das águas, rituais de poesia e fitoterapia. Ela vive no noroeste do Pacífico, em uma casa antiga com um jardim assombrado. O Livro Mágico para Jovens Bruxas é o seu primeiro livro.

- Olga Baumert é uma ilustradora e designer gráfica polonesa, hoje residente na Inglaterra.



Título: O Livro Mágico para Jovens Bruxas

Título original em inglês: The Little Witch's Book of Spells

Autora: Ariel Kusby

Ilustradora: Olga Baumert

Tradutor: Aline Zouvi

Editora: DarkSide (coleção Magicae e selo Caveirinha)

Páginas: 224



Resenha por: Beca Tonello

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page