top of page
Foto do escritorJu Puccia

Resenha de Livro: Resenha - Trilogia Fronteiras do Universo, de Philip Pullman


A Trilogia Fronteiras do Universo (His Dark Materials, no original), escrita pelo autor britânico Philip Pullman, foi lançada em 1995, com seu primeiro volume: A Bússola de Ouro.


A trilogia é composta pelos livros: A Bússola de Ouro, A Faca Sutil e A Luneta Âmbar.


A Bússola de Ouro:

Após o desaparecimento de Roger, sua amiga Lyra Belacqua, juntamente com seu daemon: Pantalaimon, vão em busca para encontrá-lo, já que parece que ninguém mais se importa com o sumiço de só mais um órfão.


O mundo de Lyra, personagem principal da história, é igual ao nosso mundo, com algumas coisas diferentes, por exemplo, meios de transportes através de zepelins e a alma das pessoas andam com elas fora do corpo, em forma de um animal, que vai mudando até que se chegue na fase adulta, onde ele permanece na mesma forma para sempre.


O primeiro volume da história, leva Lyra Belacqua para o distante e gelado Norte, para descobrir o paradeiro de seu amigo, onde acaba encontrando ursos de armaduras e bruxas, que detém uma profecia, na qual Lyra é parte dela.


A Igreja é muito presente nessa trilogia, pois, é ela quem está fazendo experimentos com crianças e seus daemons, a fim de conseguir criar uma ponte entre mundos.


A Faca Sutil

Após os eventos que concluíram o final da primeira parte da trilogia, Lyra viaja para Cittàgazze e encontra Will, a segunda pessoa da qual fala a profecia das Bruxas, e com Will, eles descobrem como viajar pelos universos, através de um corte com A Faca, e assim, descobrindo a diferença e a influência que o Pó emite em cada parte do universo, e também, como a Igreja pretende dominar todos os universos.


Will é um menino que vive em nosso mundo, onde a alma fica dentro do corpo, porém, ele vai parar nesse outro mundo, que é diferente do dele e do de Lyra, ou seja, um novo mundo para descobrir e novas criaturas para enfrentar, além da constante ameaça da Igreja, que fica ciente de Lyra e Will, e sua profecia.


A Luneta Âmbar

Na última parte da trilogia, onde já passamos por vários universos, já tememos a Igreja e ficamos cientes do medo que ela tem de que a profecia se torne realidade, e a iminente influência do Pó, Lyra, Will e outros personagens que vem a aparecer ajudam que a Profecia seja cumprida, e, para isso, os anjos irão lutar na terra.


Apesar da trilogia ser considerada infanto-juvenil, não é uma história tão fácil de ser compreendida. Muitos conflitos religiosos também estão presentes no enredo, tornando-o um tanto quanto polêmico.


O background da história é inspirada no livro Paraíso Perdido, obra poética do século XVII, escrita por John Milton, originalmente publicada em 1667 em dez cantos, que fala sobre história cristã da "queda do homem", através da tentação de Adão e Eva por Lúcifer e a sua expulsão do Jardim do Éden.


Uma das melhores histórias que já li! Aliás, tive que ler duas vezes pra entender direitinho como funciona o Pó! Um dos maiores mistérios do livro!


E fiquei apaixonada pelos daemons, e sempre fiquei pensando qual forma teria o meu!


Resenha por: Juliana Puccia

28 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page